PROJETO DE VIDA

PROJETO DE VIDA



Eixo: SOCIOCOGNITIVA


CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS EM EVOLUÇÃO

Evolução humana é nome que se dá ao processo de origem e evolução de espécies pertencentes ao gênero Homo, como um clado particular dos hominídeos. O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a antropologia física, primatologia, arqueologia, paleontologia, linguística e genética.

Podemos afirmar, portanto, que, em se tratando das relações entre linguagem, mente e mundo, encontramos dois posicionamentos distintos: por um lado, aquele que privilegia as experiências vivenciadas pelos homens em contextos sociais específicos, centrando-se nos sujeitos como receptáculos do social; por outro, o que se volta, particularmente, para o papel das estruturas mentais, considerando os sujeitos seres adâmicos, podemos dizer.

Para que o processo de evolução pessoal ocorra de maneira autêntica e poderosa, o autoconhecimento é a peça chave. Através dele, o indivíduo é capaz de tomar consciência sobre a sua vida, identificar suas qualidades, pontos de melhoria, limitações, bloqueios, pensamentos, emoções e comportamentos.

Sentir-se frustrado e desmotivado em algum momento da vida é completamente normal. Ninguém tem uma vida totalmente livre de situações ruins. Uma vida sem frustração, tristeza ou dor é uma existência utópica. Porém, tais sentimentos não podem ser constantes e principalmente, não podem ser o eixo da vida e da rotina do ser humano. O que diferencia as pessoas é a forma com que cada uma delas lida com suas dores. Afinal, é a partir delas que é possível evoluir.

 EXERCÍCIO

1. Quais seriam os principais capítulos da sua autobiografia?

2. Se você pudesse dominar uma habilidade que não tem agora, qual seria?

3. Quem é uma inspiração para você?

4. Qual a coisa mais louca que você já fez?

5. Se todos os trabalhos pagassem exatamente o mesmo salário com o que você gostaria de trabalhar?


Eixo: REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

Disciplina, a força que liberta.

Baseado em uma pesquisa realizada na Universidade de Wharton, nos EUA, buscava distinguir características em comum em pessoas “bem-sucedidas” há mais de 20 anos, e os autores deste estudo definiram que os “bem-sucedido”, disseram que ter satisfação com o trabalho e reconhecimento dos ganhos financeiros. Os estudos concluíram que pessoas da pesquisa davam significado àquilo que faziam e acreditavam, e que estas pessoas sucedidas, eram otimistas. Quando se acredita que algo vai dar certo, o foco para fazê-lo acontecer é mais contundente, isto é incisivo, categórico.

Ao longo da carreira profissional, às vezes é interessante fazer algumas concessões por variados motivos, pois além disso todos nós enfrentamos desafios e situações inesperadas.

A liberdade não diz a respeito somente à possibilidade de ir e vir fisicamente, mas também à possibilidade de pensar aberta e livremente e de fazer as escolhas que sejam autênticas, aquelas em que acreditamos.

 O conceito de liberdade você sabe, porem nem sempre é bem compreendido e pode ser facilmente mal interpretado. Exemplo são aquelas pessoas que vivem de acordo com o seguinte raciocínio: “Eu quero, eu tenho, eu sinto, eu faço” ou seja não tem limites e consequentemente acabam, acreditando que o mundo gira em torno delas.

Uma pessoa disciplinada persegue as usas metas, entende que há momentos e algumas atividades na vida que não são prazerosos. A pessoa disciplinada sabe fazer trocas, em vez de viver em busca de prazeres imediatos, e ela consegue dizer “NÃO” às tendências negativas e manter o seu foco, perseverança em seus objetivos.

O que está por trás de muitas pessoas que obtém sucesso em suas vidas é justamente essa força poderosa que nos leva a vencer a nós mesmos, nossa própria preguiça, apatia ou falta de vontade, o otimismo favorece a disciplina, pois antecipa os ganhos que teremos no futuro e isso promove a automotivação, para um caminho de sucesso diante da nossa vida e gerando sonhos possíveis.

Exercícios:

1 – como você relaciona liberdade e disciplina?

 

2 – Com base no texto, o que você entende por “dizer não as tendências negativas”?

 

3 – Quais são as suas tendências negativas?

 

4 – O que você poderia fazer com elas?

 

5 – Quais são os pequenos “nãos” que você precisa praticar?








Eixo: competências socioemocionais


Por que a empatia é tão importante?

ASSISTA AOS VÍDEOS E DEPOIS LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS QUESTÕES



 

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia define a forma como você trata as outras pessoas, mas de forma natural, ou seja, é a maneira como você, naturalmente, sem precisar forçar qualquer coisa, trata os outros. Já a empatia representa a sua capacidade de entender como a outra pessoa se sente, sem julgá-la ou prejudicá-la. Pessoas simpáticas são agradáveis. Pessoas empáticas não julgam e lidam melhor com as diferenças (de forma honesta, não fingindo). A simpatia é como você trata os outros. A empatia é como você enxerga e respeita os 4 outros. A simpatia é como você agrada alguém. A empatia é como você compreende o próximo. Então, simpatia e empatia são parecidas em dois aspectos: na grafia e pelo fato de serem palavras que representam a sua relação com o próximo. Porque, de resto, são muito diferentes. Ser empático significa que você consegue se colocar no lugar da outra pessoa, para sentir o que ela sente. A empatia faz com que você se interesse pelos outros e os ajude. A capacidade de se interessar pelo próximo, de se colocar no lugar dele e tentar ajudá-lo, traz mais respeito ao mundo e faz dele um lugar melhor. Praticar a empatia e fazer dela parte do seu dia a dia fará de você uma pessoa mais perceptiva, respeitosa, analítica, comunicativa e motivacional. As pessoas enxergarão você com respeito e carinho, e verão em você alguém positivo e que vive mais momentos bons do que ruins – o que é verdade. Afinal, quando você passa a entender e respeitar mais, as brigas e momentos negativos diminuem drasticamente. (Giovanna Frugis – Eu Sem Fronteiras. Adaptado) https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Atividade-2-6%C2%B0ano-Reda%C3%A7%C3%A3o.pdf


EXERCÍCIO 

1.       1. Qual a diferença entre Simpatia e Empatia?

2.        2. Você também confundia as duas palavras?

3.        3. Pesquise e escreva o significado das seguintes palavras:

▪ Perceptiva:

▪ Analítica:

▪ Drasticamente:

4.       4. Como podemos cuidar de nós mesmos e cuidar do outro ao mesmo tempo?

Como podemos compreender que bem-estar individual e bem-estar social são como dois lados de um mesmo tecido?




Eixo: SOCIOCULTURAL


Jovens reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará

         De acordo com o Censo Escolar 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2 milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse total, cerca de 1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação também era um problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas. Preocupadas com as consequências dessa exclusão escolar para o futuro dos colegas, três alunas do 2º ano do Ensino Médio decidiram agir. Era a largada do projeto “Células motivadoras: conectando-se com o futuro”, um dos premiados na 5ª Edição do Desafio Criativos da Escola, de 2019, iniciativa do Instituto Alana.

Para entender os reais motivos que levavam tantos adolescentes a desistirem da escola, as alunas conversaram com os colegas em exclusão escolar para escutar os motivos da desistência. A vulnerabilidade social, o baixo incentivo familiar, a falta de estrutura da escola e a dificuldade de transporte eram problemas identificados frequentemente. [...] Após essas descobertas, as estudantes sentiram necessidade de se aproximar desses colegas e, com o auxílio dos educadores, começaram a visitá-los para apoiar seu retorno às aulas. 

 As garotas criaram, ainda, as “Cartas Quentes”, mensagens de incentivo escritas pelos próprios alunos para os colegas que estavam fora da escola, e organizaram rodas de conversa e palestras para dialogar sobre a importância de seguir os estudos. Como resultado, o número de alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no primeiro semestre deste ano. Hoje, todas as turmas do colégio têm uma “célula motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que todos continuem frequentando as aulas. O projeto segue a todo vapor e as meninas pretendem expandir a iniciativa para outras duas escolas municipais de Santana do Cariri.

        [...]                                                     JOVENS reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará. Criativos da escola. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/jovens-reduzem-evasao-escolar-de-um-jeito-diferente-no-sertao-o-ceara/. Acesso em: 30 jan. 2020.

Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 154.


EXERCÍCIO

 

01 – O que vocês acham do projeto relatado nesse trecho?

      

 

02 – O resultado desse projeto seria diferente se não tivesse sido realizado em conjunto, “de jovem para jovem”? Expliquem.

      

03 – Vocês já participaram de algum projeto com o objetivo de solucionar algum problema compartilhado por um grupo?

      

04 – Projetos como o relato no trecho de texto acima mostram a importância da colaboração coletiva para a transformação de sonhos em realidade. Vocês consideram possível uma sociedade baseada na colaboração? Justifique sua resposta.




Eixo: FAMÍLIA







https://portuguescomthaisgracindo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG FOI PRODUZIDO COM O OBJETIVO DE FACILITAR O(S) PLANEJAMENTO(S) DE AULA(S) PARA OS PROFESSORES QUE TRABALHAM NESTA ÁREA  E PARA...

PORTUGUÊS COM THAÍS GRACINDO