PROJETO DE VIDA
Eixo: SOCIOCOGNITIVA
Evolução humana é nome que se dá ao processo de origem e evolução de
espécies pertencentes ao gênero Homo, como um clado particular dos hominídeos.
O estudo da evolução humana engloba muitas disciplinas científicas, incluindo a
antropologia física, primatologia, arqueologia, paleontologia, linguística e
genética.
Podemos
afirmar, portanto, que, em se tratando das relações entre linguagem, mente e
mundo, encontramos dois posicionamentos distintos: por um lado, aquele que
privilegia as experiências vivenciadas pelos homens em contextos sociais
específicos, centrando-se nos sujeitos como receptáculos do social; por outro,
o que se volta, particularmente, para o papel das estruturas mentais,
considerando os sujeitos seres adâmicos, podemos dizer.
Para que o processo de evolução pessoal ocorra de maneira
autêntica e poderosa, o autoconhecimento é a peça chave. Através dele, o indivíduo é capaz de tomar consciência sobre a sua vida, identificar
suas qualidades, pontos de melhoria, limitações, bloqueios, pensamentos,
emoções e comportamentos.
Sentir-se frustrado e desmotivado em algum momento da vida é
completamente normal. Ninguém tem uma vida totalmente livre de situações ruins.
Uma vida sem frustração, tristeza ou dor é uma existência utópica. Porém, tais
sentimentos não podem ser constantes e principalmente, não podem ser o eixo da
vida e da rotina do ser humano. O que diferencia as pessoas é a forma com que
cada uma delas lida com suas dores. Afinal, é a partir delas que é possível
evoluir.
EXERCÍCIO
2. Se você pudesse dominar uma habilidade que não tem agora, qual seria?
3. Quem é uma inspiração para você?
4. Qual a coisa mais louca que você já fez?
5. Se todos os trabalhos pagassem exatamente o mesmo salário com o que você gostaria de trabalhar?
Eixo: REALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Disciplina,
a força que liberta.
Baseado
em uma pesquisa realizada na Universidade de Wharton, nos EUA, buscava
distinguir características em comum em pessoas “bem-sucedidas” há mais de 20
anos, e os autores deste estudo definiram que os “bem-sucedido”, disseram que
ter satisfação com o trabalho e reconhecimento dos ganhos financeiros. Os
estudos concluíram que pessoas da pesquisa davam significado àquilo que faziam
e acreditavam, e que estas pessoas sucedidas, eram otimistas. Quando se
acredita que algo vai dar certo, o foco para fazê-lo acontecer é mais
contundente, isto é incisivo, categórico.
Ao longo
da carreira profissional, às vezes é interessante fazer algumas concessões por
variados motivos, pois além disso todos nós enfrentamos desafios e situações
inesperadas.
A
liberdade não diz a respeito somente à possibilidade de ir e vir fisicamente,
mas também à possibilidade de pensar aberta e livremente e de fazer as escolhas
que sejam autênticas, aquelas em que acreditamos.
O
conceito de liberdade você sabe, porem nem sempre é bem compreendido e pode ser
facilmente mal interpretado. Exemplo são aquelas pessoas que vivem de acordo
com o seguinte raciocínio: “Eu quero, eu tenho, eu sinto, eu faço” ou seja não
tem limites e consequentemente acabam, acreditando que o mundo gira em torno
delas.
Uma
pessoa disciplinada persegue as usas metas, entende que há momentos e algumas
atividades na vida que não são prazerosos. A pessoa disciplinada sabe fazer
trocas, em vez de viver em busca de prazeres imediatos, e ela consegue dizer
“NÃO” às tendências negativas e manter o seu foco, perseverança em seus
objetivos.
O que
está por trás de muitas pessoas que obtém sucesso em suas vidas é justamente
essa força poderosa que nos leva a vencer a nós mesmos, nossa própria preguiça,
apatia ou falta de vontade, o otimismo favorece a disciplina, pois antecipa os
ganhos que teremos no futuro e isso promove a automotivação, para um caminho de
sucesso diante da nossa vida e gerando sonhos possíveis.
Exercícios:
1 – como
você relaciona liberdade e disciplina?
2 – Com
base no texto, o que você entende por “dizer não as tendências negativas”?
3 – Quais
são as suas tendências negativas?
4 – O que
você poderia fazer com elas?
5 – Quais
são os pequenos “nãos” que você precisa praticar?
Eixo: competências socioemocionais
Muitas pessoas confundem empatia com simpatia. A simpatia define a forma como você trata as outras pessoas, mas de forma natural, ou seja, é a maneira como você, naturalmente, sem precisar forçar qualquer coisa, trata os outros. Já a empatia representa a sua capacidade de entender como a outra pessoa se sente, sem julgá-la ou prejudicá-la. Pessoas simpáticas são agradáveis. Pessoas empáticas não julgam e lidam melhor com as diferenças (de forma honesta, não fingindo). A simpatia é como você trata os outros. A empatia é como você enxerga e respeita os 4 outros. A simpatia é como você agrada alguém. A empatia é como você compreende o próximo. Então, simpatia e empatia são parecidas em dois aspectos: na grafia e pelo fato de serem palavras que representam a sua relação com o próximo. Porque, de resto, são muito diferentes. Ser empático significa que você consegue se colocar no lugar da outra pessoa, para sentir o que ela sente. A empatia faz com que você se interesse pelos outros e os ajude. A capacidade de se interessar pelo próximo, de se colocar no lugar dele e tentar ajudá-lo, traz mais respeito ao mundo e faz dele um lugar melhor. Praticar a empatia e fazer dela parte do seu dia a dia fará de você uma pessoa mais perceptiva, respeitosa, analítica, comunicativa e motivacional. As pessoas enxergarão você com respeito e carinho, e verão em você alguém positivo e que vive mais momentos bons do que ruins – o que é verdade. Afinal, quando você passa a entender e respeitar mais, as brigas e momentos negativos diminuem drasticamente. (Giovanna Frugis – Eu Sem Fronteiras. Adaptado) https://colegiosantoantoniorj.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Atividade-2-6%C2%B0ano-Reda%C3%A7%C3%A3o.pdf
1. 1. Qual a diferença entre Simpatia e Empatia?
2. 2. Você também confundia as duas palavras?
3. 3. Pesquise e escreva o significado das seguintes palavras:
▪ Perceptiva:
▪ Analítica:
▪ Drasticamente:
4. 4. Como podemos cuidar de nós mesmos e cuidar do outro ao mesmo tempo?
Como podemos compreender que bem-estar individual e bem-estar social são como dois lados de um mesmo tecido?
Eixo: SOCIOCULTURAL
Jovens
reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará
De
acordo com o Censo Escolar 2018, realizado pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2
milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse total, cerca de
1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação também era um
problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do
Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas. Preocupadas com as
consequências dessa exclusão escolar para o futuro dos colegas, três alunas do
2º ano do Ensino Médio decidiram agir. Era a largada do projeto “Células
motivadoras: conectando-se com o futuro”, um dos premiados na 5ª Edição do
Desafio Criativos da Escola, de 2019, iniciativa do Instituto Alana.
Para
entender os reais motivos que levavam tantos adolescentes a desistirem da
escola, as alunas conversaram com os colegas em exclusão escolar para escutar
os motivos da desistência. A vulnerabilidade social, o baixo incentivo
familiar, a falta de estrutura da escola e a dificuldade de transporte eram
problemas identificados frequentemente. [...] Após essas descobertas, as
estudantes sentiram necessidade de se aproximar desses colegas e, com o auxílio
dos educadores, começaram a visitá-los para apoiar seu retorno às aulas.
As garotas criaram, ainda, as “Cartas Quentes”, mensagens de incentivo escritas pelos próprios alunos para os colegas que estavam fora da escola, e organizaram rodas de conversa e palestras para dialogar sobre a importância de seguir os estudos. Como resultado, o número de alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no primeiro semestre deste ano. Hoje, todas as turmas do colégio têm uma “célula motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que todos continuem frequentando as aulas. O projeto segue a todo vapor e as meninas pretendem expandir a iniciativa para outras duas escolas municipais de Santana do Cariri.
[...] JOVENS reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará. Criativos da escola. Disponível em: https://criativosdaescola.com.br/jovens-reduzem-evasao-escolar-de-um-jeito-diferente-no-sertao-o-ceara/. Acesso em: 30 jan. 2020.
Fonte: Vivências – Projeto de vida. Volume único – Ensino médio.
Isabella & Sofia. 1ª ed. São Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 154.
EXERCÍCIO
01 – O
que vocês acham do projeto relatado nesse trecho?
02 – O
resultado desse projeto seria diferente se não tivesse sido realizado em
conjunto, “de jovem para jovem”? Expliquem.
03 –
Vocês já participaram de algum projeto com o objetivo de solucionar algum
problema compartilhado por um grupo?
04 –
Projetos como o relato no trecho de texto acima mostram a importância da
colaboração coletiva para a transformação de sonhos em realidade. Vocês
consideram possível uma sociedade baseada na colaboração? Justifique sua
resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário