TEXTO DISSERTATIVO TEMA: ECONOMIA CRIATIVA: COMO SUPERAR A CRISE



TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

Economia criativa é alternativa para vencer a crise causada pelo coronavírus 

Em tempo de pandemia, reclusão e fechamento do comércio, uma grande preocupação é a situação da economia. As previsões indicam um forte impacto econômico como resultado do Covid-19, com queda na produção e na geração de riqueza. Como superar esse problema?

O momento em que vivemos pede uma alternativa para se reinventar e encontrar saídas para superar a crise financeira instalada pelo vírus. Então, por que não explorar novos caminhos? A saída pode estar em um conjunto de negócios que movimentou 2,64% do PIB total brasileiro em 2015 e, segundo projeção do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), deve crescer para 4,16% em 2021: a economia criativa.
Foi neste cenário que a pós-graduação em arquitetura da faculdade que promoveu o evento Vem Saber Uninter: economia criativa como alternativa para vencer a crise, no dia 1º de abril.
Desta vez, as palestras interativas, que tradicionalmente são transmitidas dos estúdios da faculdade, foram adaptadas. Em função do isolamento social, o evento foi realizado por uma live com transmissão pelo facebook, com cada participante em sua casa. Usando a tecnologia para que os alunos não sejam prejudicados pelas medidas de isolamento. Além das aulas dos cursos presenciais e semipresenciais que estão sendo realizadas através de conferências online, os alunos ainda podem contar com diversos eventos como este.

 TEXTO II

Governo do Tocantins presta apoio a empreendedores para superar crise financeira causada pela pandemia

28/04/2020 - Fábia Lázaro/Governo do Tocantins
Dando andamento à série de ações de assistência emergencial a empreendedores e setores específicos impactados pela crise econômica em consequência da pandemia, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu, nesta terça-feira, 28, representantes dos ambulantes e, em seguida, dos taxistas. Os empreendedores foram solicitar auxílio imediato do Governo do Estado para superar este momento de vulnerabilidade econômica.
Representando os ambulantes, Evandro Soares Teixeira apresentou o cenário vivido pela categoria nos últimos dias em virtude das medidas de isolamento social adotadas para evitar a propagação do novo Coronavírus. Segundo o empreendedor, a Capital conta com mais de 60 ambulantes que também estão passando pela mesma situação. “Estamos há 40 dias sem trabalho, sem condições de sair de casa e dependemos deste apoio para retornar às atividades, e é bom saber que o governador Mauro Carlesse está preocupado com a nossa situação”, afirmou Evandro Teixeira.
Além de feirante, Evandro Soares Teixeira tem uma lanchonete na estação de ônibus Apinajé, em Palmas, onde emprega cinco funcionários que também estão em casa devido às medidas de isolamento social. “O apoio do Governo neste momento com cestas básicas vai ser muito importante para nós”, ressaltou.
O gestor das pastas, Tom Lyra, garantiu que o Governo do Tocantins está buscando viabilizar as cestas básicas para ajudar a categoria de forma imediata. E esclareceu ainda que, o Governo conta com linhas de crédito disponíveis para capital de giro, por meio da Agência de Fomento, que beneficia o microempreendedor individual e os pequenos e médios empresários. Recursos que podem ser utilizados para a retomada das atividades.
“Neste momento, as pessoas precisam de um norte e o Estado tem que ser esta referência da retomada da economia, da orientação, do acesso ao crédito”, afirmou. O secretário reiterou ainda que é uma determinação do governador Mauro Carlesse que a pasta “esteja disponível 24 horas para atender a classe empresarial”.

  • Com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto com no mínimo 12 linhas em modalidade escrita formal da língua portuguesa dando sua opinião sobre o tema “ECONOMIA CRIATIVA: COMO SUPERAR A  CRISE”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

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